Multa por litigância de má-fé

O TST divulgou recentemente uma notícia destacando a condenação solidária do autor e de uma testemunha – por ele indicada – em multa por litigância de má-fé correspondente a 3% sobre o valor da causa.

A boa-fé processual, por muito tempo esquecida, foi reiterada nos arts. 5º e 79 do CPC/15, sendo que, após a Reforma Trabalhista, o tema ainda ganhou previsão expressa quanto à testemunha no art. 793-D da CLT (“Aplica-se a multa prevista no art. 793-C desta Consolidação à testemunha que intencionalmente alterar a verdade dos fatos ou omitir fatos essenciais ao julgamento da causa.”), o que tem sido objeto de controvérsias em sede judicial e doutrinária.

A cautela quando se redige uma peça processual, bem como a estratégia utilizada, deve sempre respeitar a verdade dos fatos e a boa-fé processual.

Para você se manter sempre atualizado, o IDC formatou um Curso exclusivo de Atualização sobre a Reforma Trabalhista com 18 aulas ministradas por Professores Doutores, da advocacia e da magistratura, que acompanharam de perto todo o trâmite legislativo, percorrendo todas as novidades e temas que foram objetos de alterações.

INSCREVA-SE AGORA e tenha acesso imediato!

Pesquisar

Posts Recentes